Resenha: As vantagens de ser invisível

18:03


Olá, no post de hoje vou fazer a resenha de um livro que me comoveu muito, pela seu enredo, pela escrita, e também porque eu superestimava o livro.
Escrito por Stephen Chbosky
Data de Lançamento: 1999
Editora: Rocco
Nota: 
Traduzido por: Ryta Vinagre

Sinopse: Cartas mais íntimas que um diário, estranhamente únicas, hilárias e devastadoras - são apenas através delas que Charlie compartilha todo o seu mundinho com o leitor. Enveredando pelo universo dos primeiros encontros, dramas familiares, novos amigos, sexo, drogas e daquela música perfeita que nos faz sentir infinito, o roteirista Stephen Chbosky lança luz sobre o amadurecimento no ambiente da escola, um local por vezes opressor e sinônimo de ameaça. Uma leitura que deixa visível os problemas e crises próprios da juventude.



Aviso! A partir daqui haverá vários spoilers!
PS.: A resenha é do livro e do filme, em conjunto.


     As vantagens de ser invisível, não é um livro que se compra pela capa, eu não a acho bonita, há um muro verde limão e os três atores que encenam Patrick, Sam e Charlie.

    Charlie é um adolescente dos anos noventa que sofre pelo suicídio do melhor e único amigo e a morte de sua tia quando era criança. Ao entrar no ensino médio ele decide que não pode mais viver isolado e tenta se aproximar dos outros meninos e meninas da sua idade. No entanto, Charlie é extremamente tímido e não sabe muito bem como se inserir em novos grupos.
Mas sua vida muda completamente quando ele conhece Bill, seu professor de inglês avançado, Sam e Patrick, irmãos extravagantes, que se divertem sempre que podem. 

O livro é um romance espitolar - isto é, um livro em forma de cartas - e Charlie, escreve o que acontece para seu destinatário, o leitor. As cartas de Charlie são, talvez, mas secretas que um diário, já que ele conta tudo, menos o verdadeiro nome das pessoas. Passado nos anos '90, ele segue o padrão indie atual. 
    O livro apresenta assuntos como drogas, sexo, gravidez na adolescência e estupro, mas não de uma forma banal , Stephen, escreveu isso de uma forma tão natural, o que me deixou um pouco intrigado, e desconfortável, já que são assuntos bem sérios. 
    Eu fiquei um pouco decepcionado com a pessoa que me indicou o livro já que ela só me disse que era um sobre sexo, rock 'n roll e mais sexo. E na verdade não é só isso, eu realmente vi uma reflexão. Um assunto polêmico em torno ao livro/filme é em relação a tia de Charlie, que morreu quando ele tinha 8 anos, ele gostava muito dela, e a mesma foi citada bastante.
Eu fiquei bastante tempo tentando criar uma tese, bem explicada sobre o fato de Charlie ter sido molestado pela tia, tentei fazer um texto argumentativo, mas não consigo, isso pra mim é apenas fato. No livro, este trecho me abriu os olhos: "Tudo de que me lembro é de colocar a carta na caixa de correio. E depois, pelo que sei, eu estava sentado na sala da médica. E me lembrei de tia Helen. E comecei a chorar. E a médica, que depois percebi que era uma mulher legal, começou a me fazer perguntas. E eu respondi.
Não sei bem se quero falar das perguntas e respostas. Mas eu imagino que tudo que sonhei sobre tia Helen era verdade. E depois de algum tempo, percebi que acontecia todo sábado, quando estávamos assistindo à televisão.
As primeiras duas semanas no hospital foram muito difíceis.
A parte mais dura foi sentar na sala da médica quando ela contou à minha mãe e ao meu pai o que tinha acontecido. Nunca vi minha mãe chorar tanto. Ou meu pai parecer tão furioso. Porque eles não sabiam que isso estava acontecendo naquela época. Mas a médica tem me ajudado a lidar com um monte de coisas desde então. Sobre tia Helen. E minha família. E os amigos. E eu. Há um monte de estágios desse tipo de coisas e ela estava sendo ótima em todos eles."
No filme essa parte ficou melhor representada pra mim, deixou mais a entender. Durante todo o livro e filme, eu jurava, que o Charlie tinha algum tipo de distúrbio, ou sindrome, mas depois que percebi que, pelo fato dele ter sido molestado pela tia, ele criou um trauma, um marco ruim, e por isso ele tem aquela personalidade.

Em minha opinião foi um dos livros que mais gostei e que marcou mais a minha vida, recomendo demais e não podem deixar de assistir o filme, aliás, dar vida ao livro em um filme é maravilhoso.

You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts

Like us on Facebook

Flickr Images

Instagram

Subscribe